Turma Azul - consciência negra.

 O que há de África em nós?


Na semana da consciência negra, a turma EI 56 conheceu e brincou com brincadeiras originárias do continente africano.


Foram 3 brincadeiras:

Terra e Mar trabalha a concentração. É uma brincadeira popular em Moçambique, foi adaptada para o Brasil. O jogo consiste em uma reta riscada no chão, onde de um lado é terra e o outro mar. Ao ouvirem "Mar”, todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem “Terra”, pulam para o lado da terrra.

Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria. É originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda. Uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda. As outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela.

Mamba é uma adaptação de uma brincadeira infantil da África do Sul e também tem como objetivo o trabalho em equipe. É estabelecida uma área para a realização da brincadeira. Uma criança é escolhida como pegador, a mamba (cobra). A cobra deve correr ao redor da área marcada e tentar apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele segura os ombros ou cintura do jogador que representa a cobra e assim sucessivamente. Somente o primeiro jogador (a cabeça da serpente) pode pegar outras pessoas. Os outros jogadores do corpo podem ajudar não permitindo que os adversários passem, pois estes não podem passar pelo corpo da serpente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma Azul - consciência negra.

 O que há de África em nós? Na semana da consciência negra, a turma EI 56 conheceu e brincou com brincadeiras originárias do continente afri...