A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR ANTES DE ESCREVER.
Você sabia que antes de uma criança escrever ela precisa escalar, pendurar-se, balançar-se, rasgar, amassar, jogar, arremessar, utilizar as mãos para experimentar diversas texturas e temperaturas?
Essas atividades fortalecem a parte superior do corpo e são de fundamental importância como precursores das habilidades motoras finas. Quando a criança faz brincadeiras nas barras, “faz bagunça” com brincadeiras sensoriais ela está fortalecendo os músculos das mãos e auxilia na destreza, que serão importantes para realizar o movimento da escrita e a pega do lápis.
As crianças ao brincarem com movimentos de torcer, girar, pendurar e balançar estão desenvolvendo a flexibilidade e a agilidade necessárias para a rotação dos ombros, cotovelos, punhos e dedos.
Portanto, empurrar, puxar e levantar o peso do próprio corpo aumenta a força física e auxiliam no desenvolvimento de conceitos como peso, pressão e resistência.
É importante também brincar de colocar água de um pote para o outro, de uma garrafa para outra, espremer esponjas, torcer panos molhados, secar alguns lugares, limpar pequenas superfícies e até mesmo ajudar a lavar louças. Esses movimentos são importantes para a criança ter noções de força e movimento, movimentação do punho e mãos.
Brincar com massinhas de modelar, areia e água, barro, argila e qualquer outra coisa que estimule o tato, proporciona uma ótima experiência sensorial para o cérebro e para as mãos, o que um dia poderá resultar em uma letra mais bonita!
Quando sua criança começar a escrever ela terá entendimento sobre a força que o lápis faz no papel, sobre o movimento do lápis para escrever, desenhar e pintar, conseguir segurar o papel no lugar. Para escrever é preciso aprender a segurar o lápis, realizar movimentos leves, pressionar o lápis contra o papel com a intensidade correta. Portanto, vamos deixar nossas crianças brincarem!
Quanto mais brincar melhor ela vai usar lápis.


Nenhum comentário:
Postar um comentário